7 de março de 2013

Programa de Educação Integral vem com mudanças a partir de 2013

Por Renata Nascimento

No próximo dia 8 de março, sexta-feira, a Prefeitura vai realizar o lançamento do Programa Cidade na Escola – Mais Educação para o ano letivo de 2013.

A abertura oficial será a partir das 14h, no Circo Escola Diadema, localizado no bairro Jardim União. Durante o evento serão realizadas apresentações circenses.

Cidade na Escola – No programa, o tempo de aluno na escola é estendido em até nove horas diárias, sendo até cinco horas em sala de aula e as demais em atividades complementares de cultura, esportes, meio ambiente e letramento (Língua Portuguesa e Matemática) que podem ser realizadas dentro ou fora da escola. Dentre as ações desenvolvidas estão percussão, capoeira, teatro e atividades circenses.

O Mais Educação acontece desde 2009 em parceria com o Governo Federal. A contrapartida da Prefeitura é a remuneração dos educadores do programa.

Atualmente, 15 escolas do Ensino Fundamental participam do programa, atendendo cerca de quatro mil estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1, com idade entre seis e oito anos.

Até 2016, a Administração pretende expandir o Cidade na Escola para toda a rede municipal de Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano, além de creche e Educação Infantil, cujos atendimentos são para crianças de dois a cinco anos de idade.

O que muda – A partir desse ano, o programa terá alterações. A primeira será a introdução de mais um dia letivo. Com isso, os alunos têm atividades de segunda a sexta-feira, com mais uma aulas de cultura e outra de letramento.

A coordenação passa a ser na perspectiva de cada unidade escolar sob diretriz pedagógica da Secretaria de Educação. Assim, a escolha/formação do tema geral a ser trabalhado durante as atividades será conduzida pela direção e coordenação pedagógica de cada escola.

Como participar – Podem participar do Cidade na Escola – Mais Educação crianças de seis a oito anos matriculados nas escolas participantes. Para isso, os pais ou responsáveis pelo aluno devem procurar a direção da unidade escolar e solicitar a adesão gratuita ao programa.

Circo Escola Diadema
Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 – Jardim União.

Escolas participantes

EMEB Anita Catarina Malfatti
Rua Ari Barroso, 290 – Jardim do Parque.

EMEB Annete Melchioretto
Rua Manoel Mota, 20 – Eldorado.

EMEB Átila Ferreira Vaz
Rua Badejo, 257 – Eldorado.

EMEB Deputado Freitas Nobre
Rua Gaspar Lemos, 405 – Vila Lídia.

EMEB Dr José Martins da Silva
Rua Guatambus, 69 – Sapopema.

EMEB Dr Mário Santalucia
Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2.050 – Serraria.

EMEB Inspetor Reinaldo José Santana (Piró)
Rua Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1.184 – Inamar.

EMEB Letícia Beatriz Pessa (antiga E.M. União)
Rua Linda, 114 – Jardim União.

EMEB Profª Fabíola Lima Goyano
Rua Antônio Sylvio Cunha Bueno, 72 – União.

EMEB Profº Florestan Fernandes
Rua Afrânio Peixoto, 599 – Vila Paulina.

EMEB Profº Francisco Daniel Trivinho
Praça Lauro Michels, 30 – Vila Conceição.

EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro
Rua Pau do Café, 1.552 – Promissão.

EMEB Sagrado Coração de Jesus
Avenida Fundiben, 670 – Serraria.

EMEB Zilda Gomes dos Reis Almeida
Rua Maria Emília, 100 – Jardim Bela Vista.

EMEE Olga Benário Prestes
Rua São Genaro, 149 – Centro.