Publicado em 24/01/2023

Foram 14 gatos e 10 cães adotados em evento realizado em parceria com o Shopping Praça da Moça e protetores

A primeira Feira de Adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema realizada em 2023 encontrou um novo lar para 24 dos 25 animais que estavam disponíveis. A feira aconteceu no domingo (22), das 11h às 16h, no Shopping Praça da Moça.

Além da parceria com o empreendimento, o CCZ realiza parceria com protetoras da cidade. Nessa feira em específico, dos 25 animais, 10 cães e oito gatos eram do CCZ e sete de uma protetora parceira. Apenas um gato da protetora não foi adotado.

Nanci do Carmo, médica veterinária e responsável pelo CCZ de Diadema, celebrou o sucesso. “Foi um dia muito bom. Conseguimos 24 adoções e apenas um gatinho, da protetora, voltou”.

A veterinária aproveita para explicar que todos os animais adotados são entregues aos novos tutores vermifugados, todos com mais de três meses são vacinados contra a raiva e os acima de quatro meses, castrados.

Balanço adoções 2022

Em 2022, a Prefeitura promoveu sete feiras de adoção. Além das feiras, as adoções ocorreram presencialmente no CCZ. Durante todo o ano de 2022, foram adotados 166 cães e 151 gatos.

Em 2021, foram adotados 187 animais, sendo 88 cães e 99 gatos. Devido às restrições causadas pela covid-19, nesse ano foi realizada apenas uma feira presencial. Em contrapartida, a Prefeitura criou o site Adote Amor (adoteamor.diadema.sp.gov.br), com fotos e informações de animais disponíveis para adoção.

Como adotar

O CCZ realiza adoções de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É necessário ser maior de idade, apresentar documento com foto (RG e CPF), comprovante de endereço e uma coleira ou caixa de transporte, dependendo da espécie desejada. O adotante assina o tempo de responsabilidade e de adoção, além de receber todas as informações sobre posse responsável e cuidado com o animal para garantir que a adoção seja consciente e, assim, evitar devoluções dos pets.

Outra opção é visitar a Feira Virtual “Adote Amor”. Ao acessar o site adoteamor.diadema.sp.gov.br, os interessados terão acesso à galeria de fotos dos animais disponíveis para adoção. Além das imagens, o site disponibiliza dados básicos como nome, raça, idade, histórico e outras características. O início do processo de adoção é virtual, mas após a escolha do animal, o interessado entrará em contato com o CCZ de Diadema para formalizar o ato, tramitar o pedido e, finalizar a adoção. Informações no telefone 0800 77 10 963.

A criação da feira virtual “Adote Amor” faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal e é resultado do trabalho conjunto das Secretarias Municipais da Saúde, por meio do CCZ, e do Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).

Abandono é crime

O CCZ Diadema é um serviço de saúde humana, por isso, não recolhe e nem aceita entrega de animais saudáveis. Os animais disponibilizados nas feiras são animais resgatados de maus tratos ou trazidos ao serviço por autoridades competentes, e, após tratamento e estando sadios e recuperados, ficam à disposição para encontrarem um novo lar.

De acordo com a legislação federal (nº 14.064/20), o abandono e os maus tratos de animais são crimes com pena de até cinco anos de detenção. Denúncia de abandono ou maus tratos pode ser feita pelo aplicativo Colab 156, por telefone ou e-mail.

Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br
Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/

Por Tatiana Ferreira
Fotos: Divulgação