Prefeitura de Diadema

Campanha ‘Jogue Limpo com Diadema’ começa a dar outra cara à cidade

Iniciativa organizada pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente, lançada oficialmente nesta quinta (11), levará mutirão de limpeza em todos os bairros durante os próximos dois meses; foco também será na conscientização da população para que não descarte materiais e lixos nas ruas

 

O vendedor Lourival Cândido dos Santos, que há oito anos mantém uma pequena banca na Avenida Presidente Prudente, no Eldorado, ficou surpreso quando cerca de 50 funcionários da equipe de limpeza urbana da Prefeitura de Diadema chegou ao local. Em poucas horas, o ambiente já era outro. “Fazia meses que não vinha ninguém aqui. Isso aqui era só sujeira e mato. Agora, sim, tá dando gosto de ver”, comemorou. 

A ação realizada no bairro da Região Sul da cidade na manhã desta quinta-feira (11) marcou o início da campanha “Jogue Limpo com Diadema”, iniciativa organizada pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente que se estenderá pelos próximos dois meses contemplando toda a cidade – serão, em média, dois dias em cada bairro.  

Além da roçada em praças, ruas, calçadas e equipamentos públicos, a medida prevê também ações de conscientização para que a população se habitue a descartar materiais somente nos ecopontos municipais, além dos postos de coleta seletiva (confira os endereços abaixo). Também moradora do Eldorado, Raquel Maria Corrêa da Silva ficou aliviada com a chegada do mutirão na rua em que mora,ao lado da Praça Presidente Prudente, mas fez um alerta. “Não adianta a Prefeitura vir aqui e limpar se as pessoas continuarem a jogar de tudo aqui. Acho que cada morador tem que fazer a sua parte”, avalia. 

 

Trabalho não para

Os mutirões da campanha Jogue Limpo com Diadema devem se estender pelos próximos dois meses. Mas o trabalho não para por ai. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wagner Feitosa, a Prefeitura estará permanentemente empenhada na limpeza urbana e recolhimento de materiais na cidade.  “Não queremos ser a cidade que mais limpa, mas a cidade que menos suja. É claro que a Prefeitura tem que fazer a sua parte, e está fazendo, mas a colaboração da população é que vai fazer a diferença”, aponta. 

O secretário de Obras, Luiz Carlos Theóphilo, completa: “A cidade estava praticamente abandonada, com lixo e entulho em praticamente todos os bairros. Com a limpeza que estamos fazendo, acredito que a população verá o resultado e vai acabar ajudando na fiscalização para que novos descartes não aconteçam”.

 

 

Encontre o ecoponto mais próximo de você: 

 

 

– Arco Íris

Endereço: Rua Mozart, s/nº – Jardim Promissão

 

– Ecoponto Arraia

Endereço: Rua Arraia, 50 – Eldorado

 

– Ecoponto Z

Endereço: Avenida Daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real

 

– Ecoponto Nações

Endereço: Rua Espanha com Avenida Dom João VI –Taboão

 

– Ecoponto Rufino

Endereço: Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria

 

– Ecoponto Yamagata

Endereço: Rua Yamagata, 51– Jardim Takebe

 

Funcionamento: segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30

 

 – Ecoponto Caracas

Endereço: Rua Caracas, 120 – Vila Mulford

 

– Ecoponto DLU

Endereço: Avenida Pirâmide, 844 – Jardim Inamar

 

– Ecoponto Nova Conquista

Endereço: Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista

 

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

 

O que você precisa saber:

 

1. Você pode descartar até 1 m³ por semana, nos Ecopontos Municipais

 

2. Materiais Aceitos: pequenos volumes  de entulho, móveis, poda de árvores, material reciclável

 

3. Materiais Não Aceitos: pneus, lâmpadas, tintas, equipamentos eletrônicos, resíduos industriais e domiciliares, pilhas e baterias. 

 

 

FALE COM A GENTE!

4059-9900 ou joguelimpo@diadema.sp.gov.br

 

 Por Henrique Nunes

Fotos: Dino Santos

 

 

Ir para o conteúdo