Prefeitura de Diadema

Home > Atrações Municipais

Atrações Municipais

JARDIM BOTÂNICO

Localizado em uma área com cerca de 26 mil m² no bairro Inamar, o Jardim Botânico possui uma área de vegetação em estágio inicial de regeneração e trechos de mata nativa onde se destacam árvores de importância ambiental como pau-brasil, paineira, jacarandá, palmeira juçara, angico, urucum e jatobá. O visitante tem a oportunidade de conhecer espécies exóticas como plátanos, magnólia e diversas espécies de palmeiras, além de pássaros silvestres atraídos pela qualidade do ar.

O Jardim Botânico também é utilizado para atividades de educação ambiental para complementação curricular e pedagógica para escolas da região.

Visitas monitoradas devem ser agendadas por telefone. 

Jardim Botânico

Endereço: Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

Telefones: 11 4059-7600/ 11 4059-7619

Email: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br

BORBOLETÁRIO

Acompanhar a formação de uma borboleta e presenciar o primeiro vôo rumo às plantas e frutas é experiência única que pode ser vivenciada no Borboletário Tropical Laerte Brittes de Oliveira. Pioneiro na Região Metropolitana de São Paulo, o espaço – inaugurado em 2005 – contribui com o processo de educação ambiental desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e a conservação de espécies típicas da Mata Atlântica.

No interior do Borboletário existem cerca de 30 espécies de plantas que servem para o deposito de ovos, abrigo e também alimento para as borboletas. 

Borboletário

Endereço: Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

Telefones: 11 4059-7600 / 11 4059-7619

Email: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br

O espaço que conta a história da origem da vida é uma bioconstrução que reutilizou toras de eucalipto do antigo portal de entrada do Jardim Botânico e paletes recolhidos junto ao Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura. As paredes são feitas de barro, galhos e folhas. O telhado, de grama e outras plantas, garante sempre a temperatura ambiente agradável para os visitantes do Museu, mesmo em dias ensolarados. O piso da casa é de terra batida, forrada por folhas secas. 

Museu da Vida 

Endereço: Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

Telefones: 11 4059-7600 / 11 4059-7619

Email: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br

PARQUE TAKEBE
VEREADOR ANTONIO DE LUCCA FILHO (PARANÁ)

Com características de jardim japonês, que inclui passarelas sobre um lago e trilhas sob o bambuzal, o Parque Takebe também oferece ao público playground, quadra esportiva, pista de caminhadas e academia ao ar livre. Com uma área de 10.231.180m², o parque homenageia a importância da colônia japonesa na história da cidade e foi reformado pela rede Carrefour.

Parque Takebe

Endereço: Rua Yokohama, 141 – Jardim Takebe

PARQUE DO PAÇO

Mais conhecido e frequentado da cidade, o Parque do Paço recebeu este nome porque está localizado ao lado do Paço Municipal de Diadema. Além do lago e muita área verde, o parque oferece pista de caminhada, quadras esportivas, playgrounds, além de aulas de capoeira, zumba, Tai Chi Chuan e tratamentos alternativos de saúde. O principal acesso ao parque é feito pela Avenida Antonio Piranga. O segundo portão, apenas para uso de pedestres, também tem acesso pela Avenida Sete de Setembro.

Parque do Paço

Endereço: Avenida Antonio Piranga, 1380 – Centro 

PARQUE ECOLÓGICO FERNANDO VITOR DE ARAÚJO ALVES

Localizado no bairro do Eldorado, o Parque Ecológico é bastante frequentado por pessoas que gostam de correr e caminhar, já que o mesmo é completamente plano. O campo de futebol que fica no parque atrai muitos futebolistas, torcedores e alunos da escolinha de futebol. O parque fica na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em frente à UBS Eldorado.

Parque Ecológico

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado

REPRESA BILLINGS 

Dois braços da Represa Billings, em Eldorado (Área de Proteção de Manancial), pertencem ao território de Diadema. O bairro da Praia Vermelha é o mais próximo do reservatório Billings. Palco das procissões ‘náuticas’ da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a belíssima e importante Represa Billings é protegida por legislação ambiental.

Represa Billings (Praia Vermelha)

Endereço: Estrada Pedreira Alvarenga – Eldorado

O Estádio do Água Santa é o campo oficial do município no qual são realizadas partidas importantes de futebol. O acesso ao local é fácil por estar próximo ao km 20,5 da Rodovia dos Imigrantes. Em 2016, o E.C. Água Santa se tornou o primeiro time da cidade a disputar a divisão especial do campeonato paulista de futebol.

Estádio do Água Santa

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 1586 – Eldorado

Premiado diversas vezes pelo trabalho sociocultural, inclusive pelo Ministério da Cultura, o Circo Escola Diadema é importante parceiro das secretarias municipais de Educação e Cultura. Além de espetáculos circenses para o público em geral, no local são oferecidas aulas de circo para todas as faixas de idade.

Circo Escola

Endereço: Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 – Serraria

Telefone: 11 4044-5263

Único cinema público da região, o Cine Eldorado oferece, gratuitamente, uma programação de filmes para todas as idades. Com 132 lugares, o Cine Eldorado fica junto ao Centro Cultural de Eldorado.

Cine Eldorado

Endereço: Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado 

Telefone: 11 4059-1649

A Praça CEU das Artes é um Centro de Artes e Esportes Unificados com 3.000 m2. Próximo ao Circo Escola Diadema, o CEU conta com cineteatro, biblioteca, telecentro, pistas de skate e de caminhada, quadras esportivas e outros atrativos.

CEU das Artes

Endereço: Nossa Senhora das Graças, 1000 – Serraria

Telefone: 11 4043-5476

CENTRO CULTURAL OKINAWA DO BRASIL

Localizado próximo ao Parque do Paço, na Vila Santa Dirce, trata-se de um clube japonês que mantém parceria com a Prefeitura. No local, além de atividades esportivas, são realizados grandes eventos públicos e privados, como shows musicais, formaturas, feiras empresariais, entre outros. No paisagismo do clube, com traços orientais, há um lago que reproduz, no formato, o mapa das ilhas japonesas de Okinawa.

Centro Cultural Okinawa do Brasil

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.670 – Bairro Conceição 

Telefone: 11 4057-7400

A Casa do Hip-Hop é um espaço cultural que oferece cursos e atividades ligadas à cultura do Hip Hop. Fundado em 1999, o local também tem importância histórica para a cidade pois formou diversos artistas de relevância nacional. 

Casa do Hip-Hop 

Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 38 – Canhema 

Telefone: 11 4075-3792

E-mail: ccanhema@diadema.sp.gov.br

A Fábrica de Cultura de Diadema nasceu a partir de uma parceria entre o município e o Estado de São Paulo. O local abriga biblioteca, teatro e estúdio musical além de oferecer diversos cursos à população e receber shows. Todas as atividades do local são gratuitas.

Fábrica de Cultura

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonewend Neto, 135 – Centro 

Telefone: 11 4061-3180

MUSEU DE ARTE POPULAR

Inaugurado em 2007, o Museu de Arte Popular de Diadema (MAP) é primeiro no gênero na região e reúne centenas de obras dos mais importantes artistas populares do Brasil, como Aécio de Andrade, Cícero Lourenço e Waldomiro de Deus. Com foco na Arte Naif, nome dado aos trabalhos de artistas sem formação acadêmica, o Museu também possui obras de autores locais, como Jerônimo Soares, Zé Pretinho e Geni Santos, com pinturas, objetos, esculturas e xilogravuras.

MAP 

Endereço: Rua Graciosa, 300 – Centro 

Telefone: 11 4071-4243

Email: map@diadema.sp.gov.br

O prédio que abriga o Centro de Memória de Diadema é um dos pontos mais antigos e importantes da história da cidade. O órgão preserva o acervo histórico da cidade que pode ser consultado por qualquer interessado. O espaço também recebe atividades culturais como saraus e outras apresentações artísticas. 

Centro de Memória

Endereço: Avenida Alda, 255 – Centro 

Telefone: 11 4043-0700

MONUMENTO AOS MIGRANTES

Obra do escultor peruano Jorge Luis Vargas Gaitan, o Monumento aos Migrantes foi erguido no trevo de entrada da cidade (Rodovia dos Imigrantes, km 16). A escultura, que retrata uma família construindo sua própria casa, é uma homenagem aos milhares de migrantes que vieram viver em Diadema.

Monumento aos Migrantes

Endereço: Trevo da Rodovia dos Imigrantes, Km 16 (em frente ao Corpo de Bombeiros)

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Marco na cidade, o grande monumento capela em homenagem a Nossa Senhora das Graças conhecida como “Santa” fica na praça de mesmo nome, em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças de Diadema. A capela foi inaugurada em 12 de julho de 1949.

Endereço: Praça Nossa Senhora das Graças – Serraria 

PRAÇA LAURO MICHELS

A praça fica na região central, próximo à Igreja Matriz de Diadema. Ela presta homenagem ao ex-prefeito Lauro Michels, que administrou a cidade por duas vezes (1964-1969 e 1977-1982). O local sedia diversos eventos de cultura e lazer da cidade, como encontro de jipeiros, de carros antigos e o Natal Iluminado.

Endereço

Avenida Antonio Piranga x Rua Amélia Eugênia

PRAÇA DA MOÇA

Localizada no centro da cidade, a Praça da Moça é palco de grandes shows e concentrações populares. Por ser tão tradicional e conhecida, acabou emprestando seu nome ao shopping da cidade. É também um marco histórico do município, já que presta homenagem à antiga escola feminina, uma das mais antigas de Diadema.

Endereço

Rua Graciosa X Avenida Alda

TEMPLOS BUDISTAS

A presença de muitas famílias japonesas na história de Diadema resultou na construção de dois templos budistas.

Endereços:

Templo Budista Deusa Kannon 

Rua Monge Kanjun Nomura, 50 – Jardim Padre Anchieta

Templo Budista Joganji Fudô Myô

Rua Charles Gomes de França – Parque 7 de Setembro

Ir para o conteúdo