19 de março de 2015

Com o objetivo de prevenir doenças e controlar o aumento da população…

Por Ricardo Cassin

Com o objetivo de prevenir doenças e controlar o aumento da população de cães e gatos em Diadema, as Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente realizam a 6ª etapa da Campanha de Castração e Microchipagem neste domingo (15/3), a partir das 8h, no Parque Ecológico do Eldorado. A previsão é atender 170 cachorros e gatos, pelo sistema de cadastro no programa.

Os procedimentos de castração e microchipagem serão realizados na mesma cirurgia, ambos sem custo para o responsável. O proprietário irá arcar apenas com os gastos dos remédios do pós-operatório, como antibióticos e analgésicos, por um período de 7 a 10 dias. Ele também deve estar sempre atento para que o animal não faça exercícios físicos, suba escadas e, no caso do gato, saia para a rua.

Para serem submetidos à cirurgia, os animais menores devem ter idade mínima de 4 meses e estar de 6 a 8 horas em jejum. Já os adultos, até 8 anos, de 8 a 12 horas.

O principal benefício da castração é reduzir o crescimento elevado e diminuir as doenças vinculadas ao cio nas fêmeas. No caso da microchipagem, armazenar as informações do proprietário do animal, evitando que pessoas desonestas se apropriem dele de forma indevida, como furtos e roubos. O animal que já for castrado não terá direito a fazer a microchipagem.

Desde o início da campanha, em junho de 2014, a Prefeitura de Diadema já atendeu 800 animais.

Inscrições

Para participar da campanha, o proprietário do animal deverá apresentar CPF, RG e comprovante de renda, no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), localizado na rua Ipoá 40, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Não serão realizados os procedimentos dos proprietários sem cadastros. O agendamento da cirurgia é feito por etapas e os responsáveis pelos animais serão avisados por telefone, e-mail ou correios, de acordo com os contatos deixados na ficha de inscrição.

Serviço:

Inscrições para castração e microchipagem de animais de estimação. Dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Telefone do CCZ: 4059-5892 – 4057-7927